Abrir uma loja física ou ecommerce?

Março, 13 de 2021.

Atualmente, o comércio eletrônico vem atraindo a atenção de muitos empreendedores. Os empreendedores iniciantes, em especial, veem uma boa oportunidade de crescimento, já que envolve menos burocracia e usualmente menos custos — na comparação com grande parte dos negócios físicos.

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O e-commerce: suas vantagens


Para responder com mais justiça à questão proposta (loja física ou e-commerce: qual a melhor opção), vamos fazer uma análise das vantagens de cada um.

Essas vantagens envolvem o cliente, pois se ele for beneficiado, a loja tem mais possibilidades de vendas.

Mais disponibilidade, comodidade, abrangência e acessibilidade

O e-commerce funciona 24 horas por dia, os 7 dias da semana, contando domingos e feriados.

As negociações podem acontecer através de computador, notebook, tablet, celulares e assim por diante.

Além disso, o empreendedor pode atender todo o Brasil.

Mais informações sobre os produtos

Em uma loja virtual, é possível elaborar uma descrição bastante detalhada e visível do produto, contendo informações como: marca, peso, dimensões, material, modo de usar, preço, valor do frete e outras coisas.

O empreendedor pode publicar alguns vídeos, imagens, ilustrações, comentários dos clientes, permitindo ao consumidor acesso a detalhes importantes sobre o produto.

Menores custos para a empresa e melhores condições para o cliente

Para decidir entre as opções de loja física ou e-commerce, certamente os custos envolvidos pesam bastante.

Uma loja virtual tem um investimento inicial muito inferior ao de uma loja física, dispensando a necessidade de gastos elevados com compra/aluguel de imóvel, impostos, funcionários, serviços de limpeza, móveis e certos equipamentos (prateleiras, por exemplo) e assim por diante.

Considerando os custos mais baixos, o empreendedor pode oferecer preços mais baixos ao consumidor e ainda assim ter uma boa margem de lucro.

Pode oferecer uma diversificação maior de produtos (mix), maiores descontos e mais opções de pagamento: cartão de crédito, boleto bancário, depósito em conta, PayPal, PagSeguro e outras formas.

A loja física: suas vantagens

Antes de decidir qual a melhor opção, considere agora a vantagens de uma loja física.

Atendimento mais humanizado

Na loja física, o cliente interage presencialmente com o vendedor, criando uma relação mais positiva para muitos consumidores.

Muitas pessoas se sentem bem mais à vontade para perguntar e conversar em uma loja física (apesar dos recursos de comunicação do e-commerce).

Mais segurança

O e-commerce ainda não é uma unanimidade, pois muitos consumidores não têm total confiança nas compras feitas pela internet e muitos também não conhecem devidamente o funcionamento de um e-commerce.

Na loja física, você paga e recebe na hora ou tem que aguardar um prazo comparativamente curto para receber o produto em casa.

Mais interação com o produto

Na loja física, o consumidor pode ver o produto real que deseja comprar, sem depender de fotos, nem de vídeos.

O consumidor pode mesmo experimentar a mercadoria, como roupas, calçados, óculos, chapéus e assim por diante.

Não há frete

Comprando em uma loja física, o consumidor terá que pagar, no máximo, uma taxa de entrega.

O frete das lojas virtuais muitas vezes não compensa a compra.

Melhores possibilidades de troca

Caso seja preciso trocar uma mercadoria, o processo nas lojas físicas é bem mais simples.

Na loja virtual, esse processo envolve mais tempo e mais dinheiro.

Loja física ou e-commerce: qual a melhor opção?

Não existe uma resposta única. Para pessoas com pouco dinheiro, o e-commerce pode ser uma boa solução. Para gestores que sabem administrar bem, possuem capital disponível e visam oportunidades de crescimento em sua região, uma loja física pode ser a melhor opção.

Além do mais, nada impede que uma pessoa com loja física também tenha seu e-commerce!